sábado, 31 de julho de 2010

Adolescentes se inspiram nas bandas pra se vestir


“É muito comum ouvir o termo ‘aborrescente’, que considero um erro. É um período muito rico e todos nós temos muito a aprender com os jovens. Eles estão abertos as novas situações e a viver novas experiências. São responsáveis por muitas mudanças. E, no fundo, quantas vezes não queríamos ter a autoconfiança que eles demonstram em tantas situações?”, disse Dina.
De fato, alguns avanços da moda masculina se devem a esta vontade de experimentar novas coisas, como o uso de calças skinny, camisetas “deep V neck” (aquelas com decotes mais profundos), roupas com cores mais vibrantes, óculos grandes. Todavia isso tudo tem que ser aprovado pelo seu grupo, como explica Glauco Sabino.
“Usar calça skinny supercolorida pode ser inovador, mas é uma atitude balizada pelo grupo ou pelo menos por uma banda de rock. Agora, pegar aquela ideia proposta na passarela e ir com ela para a escola ou faculdade é quase certeza de que você será ‘zoado’, ridicularizado. E ninguém quer passar por isso, muito menos nessa idade, não é?”
Sabino também explica que as bandas de rock são as maiores referências de moda para os mais jovens.
“A principal influência para adolescentes é a música. Um exemplo são os emos, que despontaram na segunda metade da década 80 em Washington [o termo foi originalmente aplicado a bandas do cenário punk que tocavam rock com letras poéticas e românticas]. Embrace e Hits of Spring são algumas das bandas que tinham esse estilo, mas tiveram um boom no Brasil só em 2004, com bandas como o NXZero. Como todo bom fã, os meninos começaram a adotar esse visual. Lembro de ver os amigos mandando seus jeans para a costureira, para afunilar as pernas”
O cinema e a televisão também exercem um papel muito forte entre os adolescentes. No Brasil, a novela global “Malhação” tem sido um espaço para ver moda adolescente, a exemplo do ator e cantor Fiuk. Seu personagem Bernardo, protagonista desta temporada, usa skinnies coloridas, camisetas com decotes, cabelo mais comprido todo repicado. Seu sucesso é tão grande que foi convidado por uma marca catarinense para criar uma coleção de moda que vai ser lançada em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário